segunda-feira, 3 de maio de 2010

Penso


Post pensativo...

Trabalho como professora desde 2006 e poucas vezes nesses 4 anos me dei conta (ou parei pra pensar) de que forma eu fiz diferença na vida de pessoas (grandes ou pequenas!) que passaram por mim. Vi um agora há pouco filme que me fez refletir sobre isso.

Já vi mudanças e sei que, talvez por simples paixão pelo que eu faço, influenciei pessoas. Me importei com a construção de algum conhecimento nelas, mesmo que esse conhecimento não fosse meramente intelectual, como com os pequenos.

O filme que eu vi, O Contador de Histórias, é baseado em uma história real. Uma pedagoga francesa se interessa por um "caso perdido"da FEBEM de Minas Gerais. Ela leva o menino pré-adolescente para casa e o menino passa a conhecer um novo mundo, onde há refeições à mesa, livros, diálogo e, principalmente, respeito.

Não tem nada de extraordinário na história. Nada mesmo! O que chamou minha atenção foi exatamente a simplicidade. Aquela pedagoga viveu e praticou o que provavelmente passou a vida estudando. E só! Mostrou que se importava com a história do menino e, assim, encontrou nele uma porta aberta.

Não adianta eu fingir que me importo; assim eu não faço a menor diferença! Se eu não sou uma mensagem viva do que eu acredito, por que as pessoas em volta de mim acreditarão?

Influenciar um ambiente e pessoas é muito mais que um discurso; vai além das palavras! Passa por quem você é, no que acredita e de que forma essas duas coisas se unem nas suas ações.


Ok, ok...

É que eu trabalho com educação. E eu vibro com a idéia de que, atuando nessa área, eu posso fazer uma enorme diferença para a formação dos pequenos, influenciando diretamente na construção de seu caráter e personalidade, além de poder reconhecer e estimular dons e aptidões que os constituirão como adultos.

Rs... estou pensativa sim!

2 comentários:

THIAGO TNE disse...

a idéia de trabalho e educação é o futuro, pena que as pessoas hoje em dia não dão tanto valor..talvez seja porque educação custa tempo... é algo que demora alguns anos para se poder ver o resultado por completo. num mundo de fast foods, as pessoas que mandam" infelizmente só querem as coisas que dão visibilidade rápida.quem sabe essa mentalidade não muda?! quem sabe..enquanto isso, cada um faz a sua parte, até que consigamos ser a voz mais forte!!!

Denise de Vasconcelos Araujo disse...

Rebi, gostei muito deste texto... não só relacionado à educação... mas posso aplicar à minha vida também. Se somente fingirmos que estamos nos importando não valerá a pena. E se não vivermos, não iremos influenciar ninguém... obrigada. Se você lembrar, me escreve um email com o que vocês oraram no domingo? Um beijo, te amo!